Conheça a dieta do carboidrato

by admin on April 24, 2011

Dieta do Carboidrato

Dieta do Carboidrato

Dentre as diversas ofertas de dietas e programas de emagrecimento disponíveis no mercado, existem aquelas que são tidas como controversas, que têm a sua funcionalidade questionada por especialistas, ao mesmo tempo em que trazem testemunhos apaixonados de pessoas que conseguiram mudar suas vidas. Dentro desse grupo, com certeza, você vai encontrar a dieta do carboidrato.

A dieta do carboidrato é simples: ela propõe uma redução drástica na ingestão de carboidratos, levando o nível desse nutriente a algo bem próximo do zero. Pães, massas, batatas, milho e uma série de outros alimentos ficam restritos, ao passo que muitos alimentos tidos como vilões das dietas são permitidos, como a carne vermelha por exemplo. Esse desequilíbrio nos nutrientes que a dieta do carboidrato proporciona tem consequências no nosso organismo que ajudam a perder peso, mas é aí que mora parte da controvérsia em torno dessa dieta. Não ingerindo carboidratos, o corpo precisa buscar matéria-prima para transformar em energia em outro lugar. Onde? Nas proteínas e nas gorduras. Acontece que esse processo – chamado de Cetose – não é tão simples quanto a síntese de carboidratos. O corpo demora mais pra quebrar as moléculas de proteína e gordura, além de esse processo deixar resíduos – conhecidos como corpos cetônicos – que são tóxicos, nocivos às nossas células. A consequência é: dores de cabeça, enjoos, náuseas, tonturas, cansaço, fraqueza entre outros. Outro problema está ligado a estudos que mostraram que, a maior parte do peso perdido ao seguir a dieta do carboidrato é composta de líquidos e massa magra, ao invés de serem perdidas as gorduras localizadas.

Mas a dieta do carboidrato, apesar de tudo, tem recebido cada vez mais relatos empolgados de pessoas que conseguiram atingir seus objetivos e perder os quilos que desejavam. Os números são bem pretensiosos: 4 quilos em uma semana, 9 quilos em quinze dias, e por aí vai. Ao reduzir a quantidade de carboidratos, diminui-se também a quantidade de energia produzida para o corpo e é essa energia em excesso, que não é gasta ao longo do dia, que é transformada nos pneuzinhos que tanto conhecemos e odiamos. Essa redução também ajuda aqueles preguiçosos e sedentários a perderem peso, inclusive impede a pessoa de praticar esportes, atividades e exercícios físicos. Uma vez que os carboidratos são a principal fonte de combustível para os músculos, bem como ajudam na recuperação após as atividades, quando a pessoa reduz o consumo pela dieta do carboidrato recomenda-se não praticar nenhum exercício, pois o estresse para o corpo pode ser muito prejudicial.

Enfim, polêmica ou não, a verdade é que a dieta do carboidrato já funcionou pra muita gente. Pode não funcionar para todos, claro, mas se não houvesse tantos casos de sucesso, com certeza a dieta do carboidrato não teria alcançado a fama que tem hoje.

 

{ 1 comment… read it below or add one }

DEBORA June 23, 2011 at 3:02 pm

TENHO 28 ANOS 78 K E 163 E DESEJO EMAGRESE

Reply

Leave a Comment

Previous post:

Next post: